02 de janeiro 2018

Transgêneros

OurTransFamily
02 janeiro 2018

Transgêneros

Projeto fotográfico retrata famílias de pessoas que não se identificam com o sexo biológico
Texto por: Camila Luz

Dois fotógrafos se reuniram em Wisconsin, nos EUA, para trabalhar em um projeto delicado e importante: fotografar transgêneros junto de suas famílias e retratar sentimentos de união, respeito, carinho e dignidade.

Aos poucos, os transgêneros estão recebendo mais espaço na mídia e sendo mais compreendidos. Mas o preconceito ainda é forte e os prejudica em todos os campos de suas vidas.

Parte da desconfiança ainda existe porque muita gente não entende o que é ser transgênero. É aí que entra o papel da série “Our Trans Family”, criada justamente para melhorar a compreensão da sociedade sobre o assunto.

Transgênero é todo indivíduo que não se identifica com o sexo designado durante o nascimento. Nesse caso, a pessoa se identifica com o sexo oposto: um homem transexual nasceu com o sistema reprodutor feminino, enquanto a mulher transexual nasceu com órgão genital masculino.

OurTransFamily2

Há ainda transgêneros chamados de não-binários, isto é, pessoas que não se identificam com nenhum dos dois gêneros e não consideram que existam apenas homens ou mulheres. Aqui, o indivíduo nega estereótipos relacionados ao sexo biológico.

Segundo o site oficial do projeto, “Our Trans Family” é um esforço para mostrar como as pessoas na comunidade transgênero se expressam e como suas famílias dão suporte – biológicas ou não. Para encontrar os personagens adequados, os fotógrafos passaram pelo menos uma hora conversando com cada família, ouvindo a complexidade de suas histórias e o que estavam enfrentando.

OurTransFamily3

O projeto demorou seis meses para ser concluído e foi conduzido por Meredith Watts e Jeff Pearcy, dois fotógrafos heterossexuais que fizeram um exercício de empatia e humildade para captar a essência daquelas famílias e retratá-las da melhor forma possível.

“Our Trans Family” é uma iniciativa da “For Good Photography”, uma colaboração entre Jeff Pearcy, Meredith Watts e Rikki Thompson. A entidade já fez outras produções similares com foco na representatividade. Em 2007, por exemplo, Pearcy produziu a “Shall Not Be Recognized”, uma exposição com 30 imagens de casais homossexuais.

OurTransFamily5