11 de setembro 2017

Por que não gostamos de falar sobre política?

politica (1)
11 setembro 2017

Por que não gostamos de falar sobre política?

O descontentamento geral com o tema é o ponto de partida da start up Politize!
Texto por: Debora Stevaux

Quantas pessoas você já ouviu dizer que não gostam ou não se interessam por política? É comum familiares e pessoas próximas associarem rapidamente esse termo à corrupção e tornarem o assunto bastante desestimulante e desanimador.

A partir desse descontentamento geral, o administrador Diego Calegari Feldhaus, 29, criou a startup Politize!. A proposta tomou forma em 2014, depois da onda de protestos do ano anterior. O projeto foi, então, inscrito no congresso anual da rede de Global Shapers. O sucesso foi tanto que a plataforma ficou entre os finalistas do prêmio "Shaping a Better Future". Para conseguir tirar a ideia do papel, também iniciou uma campanha de financiamento coletivo. Diego arrecadou R$ 67 mil em dois meses e conseguiu colocar o Politize! no ar em julho de 2015. Hoje, o site tem uma média de 600 mil acessos por mês.

A proposta do site é oferecer conteúdo relevante e de qualidade sobre qualquer assunto relacionado à política. O objetivo é mostrar que educação política está além ter de interesse por determinado candidato à prefeitura e à presidência ou o conhecimento do que é ser de direita e de esquerda - temas que acabam dominando as discussões no Brasil.

A equipe do Politize! conta hoje com mais de cem colaboradores voluntários que produzem textos sem inclinações ideológicas ou partidárias. Por exemplo, quais foram todos os presidentes do Brasil? Qual é a relação de trânsito e cidadania? E até mesmo: quais são os principais projetos idealizados pelo Ministério da Cultura?

Política distante

Diante de um público resistente ao tema, é importante mostrar como questões do dia a dia fazem parte do universo político, considerado tão rançoso e repulsivo por alguns, mas necessário para a vida em sociedade.  Parece elementar sabe qual é a diferença entre chefe de estado e chefe de governo e por que algumas ruas da cidade não têm iluminação. Ou, ainda, por que as creches públicas não oferecem vagas a todas as crianças.

Então, por que o brasileiro não se interessa por política? Por aqui, há muito embate e pouco diálogo. Em latim, política significa "aquilo que diz respeito à cidade", mas é preciso saber que essa definição surgiu com os gregos, na época em que a cidade era a maior unidade política estabelecida, em um tempo em que não havia uma ideia de país ou estado.

Política nada mais é do que aquilo que diz respeito ao lugar onde se vive, mas a população brasileira não foi criada nem estimulada para se envolver com o assunto.

Nesse contexto, o Politize! é um projeto extremamente audacioso e corajoso, afinal, mudar uma mentalidade de uma nação inteira não é tarefa fácil. Não à toa, o site é um dos cinco premiados pelo Fórum Econômico de Davos, na Suíça.