04 de outubro 2017

Imbatível

Imbativel
04 outubro 2017

Imbatível

O olhar delicado da fotojornalista Donna Ferrato sobre as vítimas de violência doméstica
Texto por: Debora Stevaux

A cada hora, 503 mulheres são agredidas fisicamente no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mas essa não é particularidade de países pobres. Dados coletados pelo FBI concluíram que, de cada três casamentos dos EUA, em dois as mulheres já sofreram algum tipo de agressão protagonizada por seus parceiros.

A renomada e premiada fotógrafa documental Donna Ferrato se dedica há mais de 30 anos a registrar o dia a dia das vítimas, desde o hospital até o tribunal. A proposta é sempre retratar e ajudar essas mulheres a externalizar a angústia de terem sido vítimas de violência doméstica.  Em 1991, publicou o livro “Living with the Enemy” (vivendo com o inimigo, em português), que impactou de forma significativa pessoas do mundo todo. As fotos feitas na década de 1980 escancararam um tabu tratado até então por muitos como “assunto entre quatro paredes”.

Essas fotografias foram utilizadas por Bill Clinton, durante sua campanha de reeleição, e pela apresentadora Oprah Winfrey em um programa em que ilustrou os efeitos da violência doméstica em criança.  Reimpressa quatro vezes, a obra vendeu mais de 40 mil cópias em todo o mundo.

Foi aí que a fotógrafa viu que poderia fazer mais do que registrar essas situações. Também em 1991, assumiu sua responsabilidade social e criou uma organização sem fins lucrativos chamada Domestic Abuse Awareness (consciência sobre abusos domésticos, em português).

Um de seus ensaios mais tocantes é “I Am Unbeatable” - eu sou imbatível, em português. O projeto reúne fotografias e vídeos documentais de sete norte-americanas vítimas de violência doméstica. Para Donna, a série tem a missão de sensibilizar, educar e prevenir a violência doméstica contra mulheres e crianças, que acabam por ser vítimas secundárias, por causa da exposição, documentação e conscientização.

Cada episódio tem pouco mais de cinco minutos e foi exibido pela primeira vez em 2014. Hoje, o projeto busca doações para apoiar o abrigo Quanada, na cidade de Quincy, em Illinois, nos EUA, que atende essas mulheres e está prestes a fechar as portas por falta de investimento.

Assista ao vídeo do projeto “I Am Unbeatable”.