11 de setembro 2017

Coworkings gratuitos no Rio e em São Paulo

coworking gratuito
11 setembro 2017

Coworkings gratuitos no Rio e em São Paulo

Dicas para quem quer compartilhar o espaço de trabalho de vez em quando
Texto por: Livia Deodato

Trabalhar em casa pode ser o sonho de muita gente. Mas fazer home-office todos os dias pode ser enfadonho. Produzir em um local aberto e trocar ideias com outras pessoas faz a produtividade até aumentar, em muitos casos. Por isso, há uma lista com seis coworkings gratuitos no Rio de Janeiro e em São Paulo, que você poderá recorrer sempre que quiser mudar de ares e fazer novos contatos.

Coworkings gratuitos em São Paulo

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Uma das bibliotecas mais bonitas do país, localizada dentro do parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital e com uma ampla estrutura para trabalhar. Durante a semana, a biblioteca tem pouco movimento e dispõe de muitas mesas individuais e coletivas. Disponibiliza até mesmo uma sala de reunião, bastando apenas agendar e reservar a data e o horário. Há uma sala fechada, com vista para o parque, onde o silêncio é preservado. O wi-fi é liberado e dificilmente dá problemas.

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, tel.: (11) 3024-2500.
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

Centro Cultural São Paulo

O centro cultural é muito bem localizado: a estação de metrô Vergueiro tem uma saída bem próxima. Diversas mesas coletivas estão distribuídas dentro e fora da grande biblioteca, onde o wi-fi gratuito funciona melhor. No fim do dia, quem estiver por lá ainda tem a chance de assistir a um show ou a uma peça de qualidade sem pagar nada ou a preços bem acessíveis.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, tel.: (11) 3397-4002.
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.

Campus São Paulo

A Google inaugurou no ano passado um espaço destinado a empreendedores e todos os tipos de profissionais autônomos. Nos dois últimos andares do prédio localizado no bairro do Paraíso, próximo à avenida Paulista, há diversos ambientes para quem quer focar no trabalho, fazer networking, participar de reuniões ou apenas tomar um café. Há tanto espaços silenciosos quanto cabines para quem quer usar o telefone ou Skype. Para frequentar, basta se cadastrar aqui e se apresentar na portaria.

Endereço: Rua Coronel Oscar Porto, 70, Paraíso.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 19h.

Coworkings gratuitos no Rio de Janeiro


Casa França-Brasil

A Casa França-Brasil, um dos centros de referência em arte contemporânea no Brasil, oferece uma biblioteca que é perfeita para quem deseja um coworking silencioso. Tem fácil acesso, pois se localiza nocCentro do Rio de Janeiro. Há também um café e um restaurante para quando a fome bater.

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78, tel.: (21) 2232-5276.
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 20h.


Livraria Cultura – Cine Vitória

Também no centro da capital fluminense, a Livraria Cultura pode servir como um ótimo espaço para o trabalho. Disponibiliza wi-fi grátis em seus três andares.

Endereço: Rua Senador Dantas, 45, Centro, tel. (21) 3916-2600.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 21h e aos domingos das 10h às 16h.