03 de outubro 2017

Conheça o projeto O Valor do Feminino

o valor do feminino (1)
03 outubro 2017

Conheça o projeto O Valor do Feminino

Desejamos resgatar valores humanos e promover o equilíbrio na expressão de sentimentos de homens e mulheres
Texto por: Redação o Valor do Feminino

No início de 2016, queríamos entender o que era leveza para mulheres. Para isso, realizamos algumas pesquisas qualitativas e nos debruçamos sobre conteúdos que eram referência nesse assunto. Constatamos que havia um problema mais profundo: elas tinham dificuldade de pensar no que era leve em suas vidas. Mais do que isso, percebemos que aquelas características que costumam ser marcantes no feminino, como paciência e dedicação, eram pouco valorizadas fora de casa.

Vimos que, para a vida das mulheres ser mais leve, seria preciso que esses valores ganhassem o mundo e deixassem de ser atribuídos somente a elas e de serem exercidos apenas nas relações pessoais, dentro de casa. Esses valores precisam estar nas ruas também. A verdade é que os valores chamados de femininos são, de fato, humanos. 

O projeto "O Valor do Feminino"surge dessa necessidade de nomear e resgatar esses valores. E, mais do que isso, da vontade de ajudar a promover o equilíbrio entre masculino e feminino, mostrando que os homens também podem expressar seus sentimentos.

Escolhemos 12 valores que resumem bem essa proposta: Acolher, acreditar, amparar, compreender, cuidar, escutar, inspirar, integrar, humanizar, sensibilizar, ponderar e reunir.

Acreditamos que esses valores têm potencial para transformar a sociedade, como podemos ver na série de curtas Humanidade em Mim, lançada no final de 2016. Os filmes nasceram para inspirar quem deseja seguir esse novo caminho. A série mostra que os 12 valores estão realmente presentes em todos nós, independentemente de sexo, classe social ou de qualquer outra denominação. Em seis episódios, a série mostra histórias de pessoas que se reconectaram com alguns desses valores em momentos cruciais da vida.

Em 2017, voltamos às ruas para nos aprofundarmos no tema e realizamos uma grande pesquisa com mais de mil pessoas. Descobrimos que o mundo em que vivemos é praticamente o oposto do mundo que desejamos. Precisamos melhorar nossas relações no trabalho e na vida pessoal, receber e dar afeto em casa e também na rua. Queremos ser reconhecidos por quem somos de verdade.

A pesquisa mostra que o brasileiro sabe que tudo isso só é possível com o resgate desses valores humanos. Percebemos, então, que esses valores ganham força quando são exercidos em conjunto. Que um depende do outro para, de fato, transformar o mundo. E assim nasce a série Humanidade em Nós, que traz novas 12 histórias de pessoas que encontraram no outro a força para realizar seus sonhos e transformar suas realidades.

Para continuar a conversa dos filmes, criamos este site, que reúne histórias que ajudam a refletir sobre esses valores. Mostramos vidas e projetos que nos levam a perceber que todo mundo sente algo parecido, que ninguém está sozinho na busca por um mundo mais humano. E que este é um caminho possível para todos.